skip to Main Content
Apresentação

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Medicina (2014) expressa o seguinte perfil do Formando-Egresso/Profissional:

“Art. 3° O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção do processo saúde-doença, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana, objetivando-se como promotor da saúde integral do ser humano.”.

Em consonância com as DCN, o Curso de Medicina da Faculdade Paraíso Araripina se propõe a formar um profissional competente, que contribua para a melhoria da saúde da população e do SUS, apto a desenvolver ações de promoção da saúde e assistência médica de qualidade, nas dimensões preventiva, curativa e de reabilitação, orientadas por princípios éticos e humanistas e pela noção de cuidado nas práticas de saúde, que se apoiam na reconstrução de inter­subjetividades e na tecnologia. Além da competência técnica para o cuidado, com conhecimentos fundamentais nas áreas da Saúde Coletiva, Saúde do Adulto, do Idoso, da Mulher e da Criança, esse profissional deverá desenvolver habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, capacidade crítica, raciocínio científico, compromisso com a vida e com a construção do sistema de saúde, no território onde se insere o Curso.

O Curso de Medicina da Faculdade Paraíso Araripina incorpora a formação integral e terminal do médico, nos termos definidos pelas diretrizes curriculares. Assim, os objetivos do Curso de Medicina são coincidentes com aqueles estabelecidos pelas diretrizes curriculares em vigor. Concretizar esses objetivos na formação do médico é o desafio assumido pela Faculdade em parceria com o SUS e outras organizações sociais comprometidas com a questão da saúde.

Por isso, o Curso de Medicina da Faculdade Paraíso Araripina propõe uma educação médica integral, compartilhada com outros saberes e contextualizada no sujeito em sua existência na sociedade. Prevê, além disso, que a formação do médico se dê a partir da reflexão da prática em um ciclo que retoma a mesma transformando a realidade. Para isso, valoriza não só os aspectos cognitivos para a formação do estudante, mas também os atitudinais e psicomotores. A expectativa é que o profissional assim formado tenha competência para prover cuidado de saúde integral e ampliado, trabalhar em equipe, compartilhar o cuidado com o sujeito portador de necessidades de saúde e com a comunidade e intervir no modelo assistencial. O objetivo é que o estudante adquira habilidades para lidar com a gestão, com o cuidado individual, com o cuidado coletivo, com o ensino e com a pesquisa em saúde. Espera-se que o desempenho profissional se paute pelo comportamento ético nas ações e nas questões sócio-ambientais, colaborando para a qualidade do sistema de saúde e para a consolidação das Instituições Democráticas do Estado Brasileiro.

Informações Gerais do Curso
Endereço de funcionamento do curso Av. Suetone Nunes de Alencar Barros, 101 – Bairro Centro, em Araripina/PE
Número de vagas 50
Carga horária total do curso (em horas e em hora/aula) 7675h
Tempo mínimo e máximo para integralização Mínimo: 6 anos e Máximo: 9 anos
Duração 6 anos (12 semestres)
Investimento Mensalidade R$ 9.500,00
Ato legal Acessar
Turno de oferecimento Integral
Periodicidade: Semestral
Coordenador do curso de Medicina João Ananias Machado Filho                                 Doutorado em Neurologia / Neurociências – Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil, 2013.

Mestrado profissional em Saúde da Criança e do Adolescente.

Regime de trabalho – Integral.

Atuação profissional na área – 30   anos.

Docência – Neuroanatomia / Neurocirurgia.

Núcleo Docente Estruturante – NDE 1.       João Ananias Machado Filho – Coordenador – Medicina/Doutorado/Integral

2.       Hermes Melo Teixeira Batista Medicina/Doutorado/Integral

3.       Maria Misrelma Moura Bessa Enfermagem/ Doutorado/Integral

4.       Rogério Sampaio de Oliveira  Medicina e Mestrado/Parcial

5.       Yana Paula Coêlho Correia Sampaio Medicina/Mestrado/Parcial

6.       Otávio Cruz Sampaio Neto
Medicina/ Mestrado/ Parcial

Back To Top
Skip to content